Compartilhe este texto

Entenda sintomas e tratamento da esclerose múltipla, doença de Guta Stresser

Por Portal do Holanda

21/06/2022 9h30 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Instagram

Guta Stresser, atriz que viveu a personagem Bebel em "A Grande Família", falou sobre como recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla. Ela contou que os primeiros sintomas surgiram em 2020, quando participou da "Dança dos famosos" e percebeu que esquecia as coreografias assim que terminava, apesar de ter facilidade em memorizar movimentos.

A esclerose múltipla é uma doença crônica, que em geral, atinge pessoas jovens, entre 20 e 30 anos, e provoca dificuldades motoras e sensitivas. Ela e se manifesta por motivos genéticos ou ambientais e é provavelmente autoimune. O sistema imunológico agride a bainha de mielina que recobre os neurônios, comprometendo a função do sistema nervoso.

A fase inicial da esclerose múltipla é sutil, pois os sintomas vão e voltam, podem ocorrer a qualquer momento, e duram aproximadamente uma semana. Não se sabe ainda as causas da doença, pois a evolução é diferente de uma pessoa para outra, e é mais comum nas mulheres e nos indivíduos de pele branca que vivem em zonas temperadas.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar