Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Dor nas costas pode ser atribuída a evolução genética, diz estudo

Publicado

em


A dor nas costas é um dos problemas de saúde que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. E de acordo com uma pesquisa do Departamento de Arqueologia da Universidade Simon Fraser, no Canadá, existem muitos fatores que podem influenciar a dor lombar, inclusive a evolução humana.
O estudo, publicado na revista BMC Evolutionary Biology, analisou as formas da espinha dorsal dos macacos (chipanzé, orangotango) em conjunto com a dos humanos (modernos e antigos) e revelou que as pessoas que apresentam espinhas semelhantes às dos animas estão mais propensas a desenvolver pequenas lesões que formam os discos entre as vértebras, originando a dor.
Os resultados, que ainda estão em fase inicial, já ajudam a reforçar a ideia de que a postura ereta contribui para diminuir o stress na coluna vertebral, um dos fatores que contribui para reduzir a dor nas costas.
E para ficar livre dos sintomas, exercitar-se é unanimidade entre os especialistas como uma ferramenta para fortalecer o corpo, aumentar a elasticidade dos músculos das costas e relaxar e, assim, prevenir e tratar a dor.

+ Saúde e Bem-estar

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.