Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Dívidas, contas e falta de dinheiro trazem doenças emocionais

Publicado

em

Os males mais comuns nesses tempos difíceis de economia em baixa são a depressão e ansiedade, segundo especialista 


Demissões em massa, vinte mil no Distrito Industrial, cortes no orçamento doméstico e um cenário de crise generalizada não afetam, apenas, as contas bancárias. O lado emocional também entra em colapso podendo prejudicar o bem-estar do ser humano e as relações sociais do indivíduo. A vida exige controle em épocas de dificuldade, mas manter o equilíbrio nessas horas é um desafio.

Ansiedade, depressão, perturbações no sono ou distúrbios alimentares podem ser desencadeados por problemas financeiros. A busca incessante por informações, irritação, pavor e o abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas são comportamentos que podem acometer as pessoas durante estes períodos de instabilidade. Em alguns casos, pensamentos suicidas também são identificados em momentos de recessão.

Veja Também

De acordo com a psicóloga do Hapvida Saúde, Silvia Cerqueira, a crise nas finanças pessoais causa desequilíbrio emocional, favorecendo o surgimento dessas doenças. “No atual cenário econômico do país é comum o atendimento de pessoas com um alto grau de estresse, ansiedade e baixa autoestima”, explica a especialista.

Ainda conforme Silvia, a impotência diante de situações difíceis acarreta também complicações no relacionamento familiar e na sociedade como um todo. O processo inconsciente da mente traz inseguranças e medo, mas não há outra fórmula que não seja tomar o controle real da situação. Na prática, o corte de gastos e reordenação de prioridades financeiras são os primeiros passos. “Assumir o controle da realidade nos mantém ativos e com o olhar mais aberto para as novas mudanças”, afirma a psicóloga.

+ Saúde e Bem-estar

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.