Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Detecção precoce do câncer de próstata aumenta em 90% chances de cura

Publicado

em

O mês de novembro, tradicionalmente lembrado como o mês de prevenção ao câncer próstata, por conta da campanha Novembro Azul, serve de alerta para a população masculina, sobre a importância da realização anual do exame de toque retal, indicado para homens com idade a partir de 45 anos e que além de prevenir a doença, apontando eventuais alterações, pode levar a um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura em até 90%.

Só na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), de referência no tratamento dos mais diversos tipos de câncer na Amazônia Ocidental, entre janeiro e setembro foram realizadas 2.028 consultas na especialidade de urologia, a maioria delas voltadas a pacientes com suspeita ou comprovação de câncer de próstata.

Veja como identificar o câncer

Segundo o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, este tipo da doença é o mais incidente entre os homens no Estado. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), reforça a afirmação, com projeção de 510 novos casos para 2015 e uma taxa bruta de incidência de 27,94 casos para cada 100 mil habitantes.
A FCecon tem investido, através de seus profissionais, no aprimoramento de técnicas cirúrgicas, a exemplo das cirurgias minimamente invasivas, implantadas há alguns anos na instituição, e que tem surtido resultados positivos, com a recuperação mais rápida dos pacientes e menos risco de danos e sequelas, a exemplo da impotência sexual. Nos nove primeiros meses deste ano, foram realizadas no âmbito do hospital, 113 cirurgias urológicas – procedimentos convencionais e minimamente invasivos -, voltadas ao tratamento dos cânceres de próstata, rins, entre outros.

De acordo com o chefe do Serviço de Urologia da FCecon, Giuseppe Figliuolo, os pacientes que dão entrada no hospital em busca de tratamento são oriundos de vários municípios amazonenses e de Estados e até países vizinhos, o que eleva o número de atendimentos significativamente.

+ Saúde e Bem-estar

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.