Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Descubra quais alimentos podem ajudar a reduzir o mau humor

Publicado

em



O mau humor é comum e as suas causas são várias, contudo, existem formas simples de o controlar ou pelo menos tentar diminuir. E são todas ‘comestíveis’.

Diz o site Body And Soul que são estes os dez os alimentos altamente eficazes no combate ao mau humor:

1. Salmão – a forte presença de gorduras ‘boas’ faz com que as células sejam capazes de entrar em contato com alguma das hormonas essenciais, como aquelas que regulam o humor.

2. Nozes – apenas dez nozes por dia conseguem melhorar o fluxo sanguíneo e, por isso, manter as hormonas que regulam o humor nos níveis corretos.

3. Ovo – também este alimento interfere diretamente não só com a energia (que revela muito sobre a disponibilidade de uma pessoa) como também com o humor, regulando as hormonas responsáveis pelo estado de espírito e interação.

4. Pão – embora deva ser dada uma preferência ao integral, o pão é também uma ótima fonte de energia e um verdadeiro regulador dos níveis de glicose no sangue que, quando em excesso, podem causar stress e irritação.

5. Carne vermelha – quando consumida com moderação, a carne vermelha consegue repor os níveis de ferro necessários para ter energia suficiente para manter o corpo e mente despertos e positivos.

6. Chá verde – tal como o pão, o chá verde regula os níveis de glicose. Mas não só: esta bebida consegue ainda controlar o apetite, o que já ajuda a evitar a irritação derivada da fome.

7. Chocolate preto – os doces são vistos como a melhor forma de melhorar o humor, mas é o chocolate preto o mais eficaz na melhoria do estado de espírito. O seu poder antioxidante é o responsável pela ‘limpeza’ de tudo o que interfere com o humor.

8. Café – além de acelerar o metabolismo, de ativar e estimular o cérebro, o café tem um forte impacto social, proporcionando momentos de convívio e conversa, que por vezes são suficientes para ultrapassar o mau humor.

9. Algas marinhas – por ser rica em iodo, a alga assume-se como um alimento estimulante da energia e do bom funcionamento do organismo, permitindo a regulação das hormonas relacionadas com o humor.

10. Feijão, soja e brócolis – estes três alimentos vegetais contêm hidratos de carbono de digestão lenta, o que ajuda a fornecer energia durante mais tempo e, com isso, manter o corpo e a mente ativos. Estes três vegetais também atuam diretamente no neurotransmissor serotonina, que regula o humor.

+ Saúde e Bem-estar

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.