Cuidados necessários para evitar a trombose arterial

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

13/07/2021 6h29 — em Saúde e Bem-estar

Algumas vezes, pequenos sinais precisam ser investigados. Afinal, podem significar um problema de saúde. Dores ao caminhar ou a sensação das pernas ficarem geladas quando em repouso, por exemplo, são sintomas de trombose arterial. Essa doença é séria e precisa ser tratada.

Frequente em homens e mulheres com mais de 50 anos, o problema afeta os membros inferiores, dificultando o paciente de andar normalmente. Apesar de não existir cura, algumas ações são necessárias para preservar a qualidade de vida do paciente.

Orientações

Dessa forma, pessoas acima do peso, com triglicérides alto ou colesterol elevado apresentam maiores chances de desenvolver a doença. Neste grupo, é preciso incluir também os fumantes.

É importante destacar que os sintomas não são exclusivos da trombose arterial. Por isso, é muito importante consultar um médico especializado para identificar a verdadeira causa do problema. Para o diagnóstico, não é necessário exame laboratorial. Apenas com um exame clínico o profissional consegue fazer a correta avaliação.

O controle da doença exige uma mudança no estilo de vida, com o consumo de uma dieta saudável e a prática de atividade física. Para os fumantes, é recomendado abandonar o vício. Em alguns casos, porém, o paciente precisa ser encaminhado para uma cirurgia. Para evitar isso, a prevenção é a melhorar alternativa.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar