Cuidados necessários com as doenças inflamatórias intestinais

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

23/03/2021 6h29 — em Saúde e Bem-estar

 

Manter uma atenção redobrada com a alimentação é necessário para quem sofre com doenças inflamatórias intestinais. Este é o caso de quem convive com doença de Crohn e colite ulcerativa, entre outros problemas.

Conhecidas pela sigla DII, as doenças inflamatórias intestinais não possuem causas conhecidas. Segundo levantamentos, estes problemas atingem mais de 5 milhões de pessoas no mundo.

Orientação

Mesmo sem cura, é muito importante contar com o acompanhamento médico para evitar os episódios e, com isso, preservar a qualidade de vida. Entre os sintomas, estão dores na barriga e diarreia por um período prolongado. Alguns pacientes também sentem náuseas, além de vômito e dor nas juntas. É possível também surgirem feridas na boca em alguns casos. 

Os sintomas normalmente duram mais de um mês e podem ser agudos. Alguns pacientes com doença de Crohn também podem desenvolvem fístulas, uma ferida por onde o corpo libera pus. Por isso, não é possível ignorar a doença ou não perceber que algo está errado.

Perigosas se não tratadas corretamente, as doenças inflamatórias intestinais podem aumentar as chances de infecção generalizada, favorecendo também o câncer.

Para identificar o melhor tratamento, é fundamental contar com a ajuda de um médico especializado. Dependendo da situação, o profissional indicará até mesmo alguns medicamentos. Além disso, é muito importante manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação adequada e a prática de atividade física. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar