Cuidados necessários com dietas muito restritivas

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

22/03/2021 7h14 — em Saúde e Bem-estar

Para emagrecer, existem diferentes tipos de soluções, muitas delas proliferadas com muita facilidade na internet. Entre elas, uma ficou famosa pela facilidade de execução e os resultados: a dieta da proteína. A proposta é simples: alimentar-se de carne vermelha, frango, tomate, ovos, queijos e outros alimentos classificados como fonte de proteína. Por sua vez, é necessário deixar de lado os carboidratos, como pães e massas em geral.

Nas redes sociais, é comum encontrar pessoas que demonstram os resultados alcançados com essa proposta de alimentação restritiva. Entretanto, eliminar determinado grupo alimentar das refeições é perigoso e, por isso, pode acabar prejudicando a saúde. Dessa forma, é obrigatório o acompanhamento de um especialista para seguir a dieta da proteína.

Orientação

Em linhas gerais, o corpo sem o carboidrato acaba buscando energia em outras fontes, como os músculos, consumindo a gordura e também a massa magra. A falta de energia também prejudica o cérebro, causando falta de memória e problemas como: mau humor, cansaço e desânimo.

Vale destacar que o carboidrato é uma fonte de energia. Por isso, o organismo necessita destes alimentos para se manter saudável. Dessa forma, é preciso um acompanhamento especializado para obter os resultados necessários com essa dieta e ainda preservar a saúde.

Independentemente do caminho seguido, emagrecer exige disciplina, paciência e mudanças de hábito. O objetivo principal precisa ser a conquista da qualidade de vida, mantendo o organismo reforçado para prevenir determinadas doenças.

Por isso, muitos especialistas indicam o equilíbrio entre odos os tipos de nutrientes A recomendação é cortar o excesso e nunca eliminar por completo um nutriente do cardápio.

Apesar de ser considerado o vilão das dietas, o carboidrato tem seu valor. Por isso, os alimentos certos com as quantidades corretas conseguem ótimos resultados. Lembre-se de consultar um médico para uma avaliação geral. Com a ajuda de exames, o profissional conseguirá identificar os nutrientes que o seu corpo mais necessita. Um nutricionista também é importante na elaboração de uma dieta específica. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar