Cuidados com a coluna devem iniciar na 1ª infância, afirma especialista

Por Portal do Holanda

04/09/2021 9h31 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Divulgação

Com a rotina tão corrida e o tempo cada vez mais curto para atividades pessoais, fica mais fácil sentir o desconforto de dores nas costas. Isso porque ela pode aparecer devido ao ambiente de trabalho exigente, à postura inadequada e até mesmo por causa do excesso de exercícios físicos. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma qur mais de 80% da população já teve ou terá dor na coluna. Os estudos realizados pela agência nos primeiros meses de 2021 apontou que a dor lombar é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos, chegando a perder para a tradicional dor de cabeça. A dor nas costas, geralmente, está associada a fatores musculares ou problemas em algum órgão do corpo.

Segundo o fisioterapeuta Ráiner Figueiredo, a dor na coluna pode iniciar na fase infantil, com a forma de sentar, dormir de mal jeito, influenciando e afetando diretamente a saúde da coluna. “Outros fatores que contribuem é a falta de alongamento e exercícios físicos, que deixam o corpo sedentário e mais propício a lesões. A grande incidência de pacientes com dores na coluna, são a partir dos 30 anos. Problemas emocionais podem causar várias alterações fisiológicas e consequentemente atingir a coluna também, estresse, ansiedade e preocupação atingem muito a região da coluna cervical, ocasionando pressão na região, contraturas musculares e muitas dores de cabeça, ’’ explica o especialista. 

As tensões ou lesões musculares podem ser responsáveis pelo início da dor, ocasionadas por trabalhos repetitivos ou que exijam um esforço físico intenso. Nestes casos, a dor nas costas sinaliza uma sobrecarga que compromete a região. 
Doenças em outras áreas do corpo também podem comprometer a região das costas. Um exemplo é a Osteoporose que consiste na redução de densidade da massa óssea e que atinge mais as mulheres.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2015 mostrou que, as dores da coluna são a segunda condição de saúde mais prevalente do Brasil entre as patologias crônicas identificadas por algum médico ou profissional de saúde, superadas apenas pelos casos de hipertensão arterial. 

Ráiner explica que a realização de exames é fundamental e todo caso deve ser acompanhado por um médico e este profissional pode encaminhar o paciente para outros profissionais, incluindo o fisioterapeuta. “ Ele avalia o paciente e elabora um plano de tratamento para o mesmo. Vale ressaltar a particularidade de cada paciente, por isso da elaboração do plano de tratamento pelo profissional individual e da autonomia desse profissional para essa elaboração”, ressalta. 

 De bem com a vida - Tente manter sempre a postura correta, evite sapatos com saltos e alongue-se sempre foram uma das principais medidas adotadas para evitar esse tipo de problema. O cuidado com a nossa saúde é fundamental.
Os cuidados com a saúde é um fator importante que deve ser observado desde a primeira infância, para que se possa evitar problemas futuros, conclui o fisioterapeuta. “Posturas adequadas, alongamentos e exercícios físicos são de grande relevância para evitarmos problemas na vida adulta. Exames e consultas só são recomendados em caso de dores? É ter cuidado com nossa saúde sem mesmo estamos precisando, fazer um check up para evitarmos problemas maiores”, conclui o doutor.

Entre as sugestões do especialista fisioterápico está o consumo de alimentos ricos em cálcio, derivados de leite para fortalecimento dos ossos, fazer alongamentos com frequência, optar por exercícios que fortaleçam o abdômen, sempre corrigir a postura, ter um colchão apropriado, a prática de atividades físicas, uso de travesseiro ortopédico e evite o sobrepeso.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar