Cuidados básicos ajudam durante a menopausa

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

28/04/2021 5h44 — em Saúde e Bem-estar

As rugas começam a aparecem nas mulheres e, junto com elas, surgem a insegurança, a ansiedade e algumas reações do corpo. A menopausa é um sinal do envelhecimento. Mas não há motivos para desespero. Ela precisa ser reconhecida como uma fase da vida e, por isso, superada sem grandes traumas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,2 milhão de mulheres terão 50 anos ou mais em 2030. Como a expectativa de vida é cada vez maior, alguns cuidados são necessários para evitar possíveis problemas relacionados com a ausência de determinados hormônios.

Orientação

O primeiro passo é manter uma atitude positiva para, assim, conseguir superar com tranquilidade as mudanças desta fase. Assim como ocorre em todas as etapas da vida, existe o lado positivo. De acordo com os especialistas, é possível que até mesmo a atividade sexual seja mais prazerosa nesta etapa da vida. 

Para amenizar os sintomas relacionados com a menopausa, é muito importante manter alguns cuidados desde cedo. A recomendação é procurar um médico especializado para a realização dos exames de rotina e, consequentemente, a indicação das medidas necessárias para evitar maiores transtornos.

Com o início dos sintomas da menopausa, é possível até mesmo a necessidade de trabalhar com a terapia de reposição hormonal. Entretanto, somente um especialista conseguirá fazer um diagnóstico exato e, com isso, indicar o melhor caminho, utilizando como referência tanto o exame clínico quanto o laboratorial.

Lembre-se também sobre a importância de manter hábitos saudáveis, como a manutenção de uma dieta saudável e equilibrada e a prática regular de atividade física. Isso ajudará a conquistar a desejada qualidade de vida, aproveitando ao máximo cada fase.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar