Compartilhe este texto

Conheça 4 sintomas pouco conhecidos da Covid-19

Por Portal do Holanda

20/05/2022 10h48 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Liminha Júnior

Depois de 2 anos do início da pandemia e do surgimento de novas variantes, especialistas garantem que os sintomas também mudaram. Inicialmente, por exemplo sintomas como febre, tosse e perda ou alteração do olfato ou paladar eram indicativos da doença. Atualmente médicos consideram sintomas como dor de cabeça, dor de garganta e congestão nasal. Alguns sintomas menos evidentes incluem lesões na pele e perda auditiva, confira.

Feridas na pele

Problemas de pele como erupções cutâneas relacionados à covid foram detectados em um a cada cinco pacientes. Essas lesões costumam desaparecer após alguns dias ou, em alguns casos, algumas semanas, de forma espontânea.

Unhas de Covid

Costumam aparecer em alguns dias ou semanas após a infecção, conforme o crescimento das unhas as chamadas "leukonychia striatum" são linhas esbranquiçadas horizontais que aparecem nas unhas. Também ocorre um padrão crescente vermelho na base das unhas. Essas lesões podem causar dor no paciente, mas na maioria das vezes as unhas voltam ao normal depois de algumas semanas.

Queda de cabelo

Em um estudo com 6 mil pessoas, a queda de cabelo foi reportada por 48% dos pacientes analisados, especialmente em mulheres brancas e pessoas com covid grave. Especialistas relacionam o sintoma com o estresse no corpo, mas a boa notícia é que com o tempo o cabelo volta a crescer.

Perda auditiva ou zumbido

A covid afeta as células do ouvido interno, com perda de audição ou uma sensação de zumbido constante. Um estudo com 560 participantes, a perda auditiva foi reportada por 3,1% dos pacientes. Na maioria dos casos, os sintomas somem por conta própria, mas há casos de perda auditiva permanente relacionada à covid.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar