Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Cinco dicas para prevenir a perda de memória

Publicado

em


O Alzheimer é o tipo de demência mais comum e é causado pela deterioração e atrofia progressiva do cérebro. Tal acontece devido a dois danos neurológicos, depósito de placas de proteína beta-amiloide e emaranhados de proteína tau no cérebro, como explica a revista Veja.

Embora a doença não tenha cura e nem todos os medicamentos se mostrem, para já, eficazes, são vários os hábitos diários que devem ser tidos em conta e que ajudam a prevenir ou a retardar o aparecimento do Alzheimer e a perda de memória.

Depois de ter analisado vários estudos científicos sobre a temática, a jornalista Jean Carper escreveu o livro ‘100 Dicas Simples para Prevenir o Alzheimer e a Perda da Memória’. Além de manter um peso saudável, controlar a pressão sanguínea, praticar exercício físico e dormir bem, são vários os truques que previnem esta doença cognitiva.

1. Seguir uma dieta mediterrânea – os legumes, verduras, azeite, frutos secos, peixe e vinho tinto (com moderação) são ótimos aliados da memória, uma vez que impedem que os pequenos aglomerados iniciais de beta-amiloide se agarrem às sinapses das células nervosas.

2. Beber café – além de estimular e despertar o cérebro, o café é ainda capaz de combater as toxinas do Alzheimer no cérebro.

3. Evitar o stress – manter a calma e o pensamento positivo são formas de reduzir o estresse, uma das causas dos problemas de memória.

4. Estimular o cérebro – seja com a leitura, com charadas ou simplesmente com jogos de jornais, é importante dar uso ao cérebro todos os dias.

5. Dar um sentido à vida – ter um objetivo ou um propósito na vida ajuda a reduzir o risco de Alzheimer em 2,5 vezes, conta a revista Veja.

+ Saúde e Bem-estar

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.