Início Saúde e Bem-estar Cientistas afirmam que conseguiram reverter os efeitos do envelhecimento
Saúde e Bem-estar

Cientistas afirmam que conseguiram reverter os efeitos do envelhecimento

Envie
Cientistas afirmam que conseguiram reverter os efeitos do envelhecimento
Cientistas afirmam que conseguiram reverter os efeitos do envelhecimento
Envie

Cientistas do Instituto Salk para Estudos de Biologia conseguiram reprogramar células de ratos para reverter os efeitos do envelhecimento, fazendo com células de pele regressam a um estado quase embrionário.

 Os ratos testados sofriam de um envelhecimento prematuro. A partir do momento em que tiveram as células reprogramadas, poderão viver mais 30 anos do que o esperado. A técnica baseia-se no trabalho de 2006 do cientista japonês Shinya Yamanaka - do regresso a estado embrionário da pele de organismos vivos, mas que pode resultar também no crescimento de células cancerígenas e outras complicações.

A equipe do Instituto Salk conseguiu adaptar a técnica de Yamanaka e fazer uma reprogramação parcial das células, o que resultou em versões mais novas da mesma pele. Como refere o The New York Times, a descoberta causa entusiasmo, mas, por agora, não saiu do campo das hipóteses.

“Obviamente, os ratos não são humanos e sabemos que é muito mais complexo rejuvenescer uma pessoa. Mas este estudo mostra que o envelhecimento é um processo muito dinâmico e plástico e portanto será mais acessível a intervenções terapêuticas do que era antecipado”, contou um dos investigadores, Izpisua Belmonte.

 

Siga-nos no

Google News