Compartilhe este texto

Ciência explica o que acontece com o corpo na embriaguez

Por Portal do Holanda

01/01/2022 11h12 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Divulgação Pexels

As festas de fim de ano sempre rendem momentos regados com muita bebida. Mas você sabe o que acontece no seu corpo quando toma álcool?.

A principal ação do álcool etílico ou etanol é a inibição do sistema nervoso central, e de acordo com o químico Carlos Alberto da Silva Riehl, coordenador do Laboratório de Química Forense, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quando ele entra na corrente sanguínea se espalha por todo corpo até chegar ao cérebro.

“Como é uma molécula menos polar que a água, porém muito solúvel neste meio, ao chegar nas fendas sinápticas (local onde um neurônio troca informações químicas com outro), ele dificulta que os neurotransmissores se desloquem entre eles, causando uma certa lentidão em nossas ações, o que gera assim o que chamamos de embriaguez", explicou para o G1.

De acordo com o especialista, no primeiro momento as pessoas ficam desinibidas, devido a sensação de bem-estar geral. Depois de absorvido pelo estômago, o etanol segue para o fígado onde é metabolizado. Aos poucos ele chega aos neurônios inibindo alguns neurotransmissores, o que gera uma euforia e maior sociabilidade, explicando porque algumas pessoas ficam super falantes.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar