Compartilhe este texto

Cardiologista explica a relação da má alimentação com pressão alta

Por Portal do Holanda

27/04/2022 10h54 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Divulgação

A hipertensão arterial é uma enfermidade silenciosa que se não tratada, pode causar danos irreparáveis à saúde e ao bem-estar físico, sendo motivo frequente de causas de morte, como o infarto, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência renal.

Ela é caracterizada pela elevação dos níveis da pressão arterial, geralmente acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como “14 por 9”, o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração já o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireóide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

O cardiologista do Sistema Hapvida, Alexandre Gayoso, explica como ocorre a elevação do nível arterial e quais são as suas principais causas. “Nós consideramos pressão sistólica, maior que 14, e diastólica menor que 10, ela pode ser adquirida por fator genético e hereditário, ou como na maioria das vezes está relacionado a hábitos de vida pouco saudáveis, com muito stress ou uma alimentação com muito sódio, ausência de exercícios físicos, noites mal dormidas e sono irregular”.

Ele faz um alerta sobre os riscos que a hipertensão arterial oferece por ser considerada uma doença silenciosa. "A doença hipertensiva preocupa bastante por ser indolente, ou seja, pode passar anos e anos, despercebida, não dando sintomas na maioria dos casos, então a pessoa pode apresentar uma pressão 15/8 ou 16/9 e está completamente assintomática, sem dor de cabeça ou qualquer sintoma. Daí a importância de fazer exames periódicos, principalmente após os 35 anos, sempre com um profissional recomendável", disse.

Outro fator preocupante é que a hipertensão arterial pode desencadear também outros tipos de doenças graves, segundo o médico. “Sim, pode ocasionar em um Acidente Vascular Cerebral (AVC), derrame e infarto agudo miocárdio, as consequências da pressão alta durante anos vão causando alterações sistêmicas, inclusive em leito cerebral e também no coração que podem levar a rupturas de vasos, ocasionando a um possível sangramento cerebral conhecido como AVC hemorrágico. Então, recomendamos sempre que o paciente procure um médico e faça seus exames de rotina pelo menos uma vez ao ano”, finaliza.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Celebrado em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial serve como alerta para a população sobre os perigos causados pela doença, a data foi instituída pela Lei nº 10.439/2002.

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível também a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar