Compartilhe este texto

Cansada demais para transar? Sobrecarga afeta vida sexual de mulheres

Por Portal Do Holanda

16/11/2022 13h46 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Pixabay

Muitas mulheres têm relatado que a rotina multitarefa tem prejudicado a vida a dois no momento do sexo, o que acaba motivando divórcios, uma vez que os parceiros não entendem a complexidade do problema ou não se atentam para a divisão igualitária dos trabalhos dentro de casa.

Anônimas e famosas passam pelo mesmo problema: cansadas demais para transar. Recentemente, a apresentadora Fernanda Lima comentou que as demandas do dia a dia têm atrapalhado os momentos íntimos com o marido, Rodrigo Hilbert.

A declaração gerou identificação com várias mulheres. Segundo a psicóloga Ediane Ribeiro, especialista em trauma, o cansaço e sobrecarga causam alterações que mexem com a libido da mulher.

“A sobrecarga é uma sensação de que algo está acima do que podemos dar conta e indica que a pessoa está sustentando uma carga de estresse. Com isso, há maior produção dos hormônios do estresse e maior dificuldade de relaxar, além do estado de alerta constante”, disse Ediane ao Universa.

“Se com a redução da libido vem uma tensão constante em relação às tarefas, fadiga, preocupação excessiva com trabalho ou com as rotinas que precisa dar conta e, ainda, falta de disposição para outras atividades de lazer, tudo isso ser indício de um quadro de estresse mais global e não necessariamente relacionado ao par”, observou a psicóloga.

Para o sexólogo e psicanalista, Fábio Alves, tensão, ansiedade e o cansaço afetam diretamente no equilíbrio mental que interfere, inclusive, no libido. “A mulher, ainda hoje, carrega o peso de ter que ser 'a base do equilíbrio familiar'. Isso leva a dias de muito esforço físico e emocional, tirando toda a vontade sexual. Muitas vezes, causa baixa autoestima, trazendo a insegurança de que o marido pode traí-la”, afirmou ele à publicação.

A falta de vontade de manter relação sexual não é o único sintoma da sobrecarga física e mental. Irritabilidade, sono excessivo, ansiedade e comportamentos depressivos também são indicadores.

Para que a mulher tenha mais qualidade de vida, e isso inclui o sexo, algumas mudanças devem ser feitas como:

- distribuição de tarefas com as demais pessoas da casa sobrando um tempo para um descanso e relaxamento

- incluir o parceiro na conversa falando de suas necessidades

- ter sono de qualidade

- fazer atividade física, pois reduz a ansiedade e aumenta a produção de alguns hormônios importantes para a sexualidade

- ter uma alimentação saudável com menos açúcar e processados, pois estes alimentos impactam negativamente no desejo sexual

Fábio explica que a compreensão do parceiro é fundamental para lidar com a fase delicada e sugere que os homens tentem agir com cumplicidade, auxiliando nas tarefas de casa, reservando um tempo a dois e diminuindo as cobranças sobre a parceira.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar