Câncer de próstata: diagnóstico precoce faz a diferença

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

15/02/2021 5h46 — em Saúde e Bem-estar

Doença muito perigosa, mas que possui grandes chances de cura quando descoberta na fase inicial. Assim é o câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Por conta disso, a prevenção é a principal arma nesta luta.

Aproximadamente 90% dos casos podem ser solucionados quando diagnosticados precocemente. Mas então por que muitos homens ainda morrem por causa desta doença? A falta de cuidado com a saúde esbarra no preconceito com o exame.

Orientação

Indolor, o teste é rápido, dura apenas alguns segundos. Em regra, é indicado para os homens que já passaram dos 45 anos. Apesar da existência da análise do sangue (PSA), o exame de próstata é fundamental para o diagnóstico precoce da doença.

É ainda um hábito entre muitos homens esperar o aparecimento de alguma dor para procurar a ajuda médica. No caso da próstata, porém, quase 100% dos casos não têm sintomas. Ou seja, é quase impossível detectar o problema sem a realização de exames.

Dessa forma, a indicação é consultar periodicamente um médico especializado para as avaliações necessárias. O profissional saberá informar a periodicidade e a necessidade da realização do exame. Além disso, criar hábitos saudáveis faz a diferença, com uma boa alimentação e a prática de atividade física periódica.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar