Bronquite: cuidados necessários para evitar as crises

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

09/09/2021 4h29 — em Saúde e Bem-estar

Conhecida popularmente como bronquite, a inflamação nos brônquios possui diversas causas. Conhecer os fatores que provocam as crises, portanto, é fundamental para a prevenção e, consequentemente, para a preservação da qualidade de vida.

Quando apresenta causa alérgica é denominada como asma. A forma aguda do problema ocorre através de vírus ou bactéria. Já a bronquite crônica tem como o maior agravante o tabagismo.

Entre os sintomas estão: chiado no peito, ronco e rinite. O histórico familiar também é um fator levado em consideração. 

Tratamento

Os episódicos costumam ser mais frequentes na infância. Mesmo assim, a doença ocorre em qualquer idade. Isso porque a asma não tem cura. Quando tratada desde a infância, porém, os casos tornam-se menos frequentes ou, até mesmo, desaparecem.

Por isso, é muito importante consultar um médico para o correto diagnóstico. Quando o paciente não faz o controle da doença, as crises costumam ser frequentes. Dessa forma, é preciso consultar um especialista e, principalmente, seguir todas as orientações.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar