Benefícios do colágeno não são apenas para a pele

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

05/04/2021 7h51 — em Saúde e Bem-estar

Proteína produzida naturalmente pelo corpo humano, o colágeno é considerado como um grande aliado para a pele para deixá-la firme e sem rugas. Entretanto, ele está presente também nos ossos, ligamentos e tendões, promovendo benefício para diversas partes do corpo.

Por isso, o colágeno é um grande aliado das mulheres e, portanto, exige atenção. Após os 20 anos, a produção desta proteína pelo corpo começa a diminuir gradativamente, chegando a menos de 50% após os 40 anos. Desta forma, para evitar as rugas, é necessário fazer a reposição desta proteína.

Orientação

Para repor o colágeno, o primeiro passo é consultar um médico especializado, que avaliará o caso e identificará o melhor tratamento. Existem algumas opções. Entre elas, colágeno em cápsula, pó, para dissolver na água; e até mesmo em formato de bala.

Para aproveitar os benefícios, porém, é necessário combinar a medicação com uma alimentação equilibrada, oferecendo ao organismo os nutrientes necessários para proteger o corpo. Para isso, a dieta precisa ser rica em vitaminas e minerais que vão auxiliar na produção do colágeno.

Manter um estilo de vida saudável também faz toda a diferença para prevenir as rugas e, principalmente, proteger o organismo contra o aparecimento de determinadas doenças. Por isso, é importante praticar atividade física regularmente. Lembre-se também da hidratação ideal, assim como da importância de passar o protetor solar diariamente. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar