Benefícios da atividade física para as gestantes

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

07/09/2020 7h27 — em Saúde e Bem-estar

Assim como uma alimentação balanceada, a pratica de atividade física durante a gravidez é importante para a saúde da gestante e também do bebê. Estudos revelam que mulheres que se exercitam nessa fase ajudam na prevenção do excesso de peso na criança e diminuem algumas complicações obstétricas e psicológicas, como a depressão e o estresse.

Apesar dos benefícios, é preciso primeiro falar com o médico. O profissional conseguirá avaliar o caso e, consequentemente, liberar ou determinar algumas restrições.

Dicas

Caminhar é uma boa opção para as gestantes. Outras alternativas são ioga e pilates. Essas modalidades trabalham muito a respiração abdominal, contraindo bastante a musculatura dessa região. Como há uma mudança no centro de gravidade corpo da mulher durante a gravidez, é preciso fortalecer a região lombar e as pernas.

A musculação também faz parte da lista de opções. As atividades de força muscular vão ajudar no trabalho de parto. Entretanto, é preciso cuidado com excessos. Mesmo para quem já pratica a atividade, é necessário reduzir a carga. Por isso, é indicado contar com a ajuda de um profissional.

Outra possibilidade é combinar treinos, unindo a musculação à hidroginástica, por exemplo. Algumas academias já fazem uma programação de treinos para gestantes. Lembre-se, porém, de sempre consultar o seu médico.