Beber qualquer quantidade de álcool causa danos ao cérebro, diz estudo

Por Portal do Holanda

20/05/2021 16h54 — em Saúde e Bem-estar

Bebidas - Foto: Reprodução / Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Oxford estudaram a relação entre o consumo auto-relatado de álcool e suas varreduras cerebrais. Segundo a análise, não existe nível "seguro" de consumo de álcool, para manter a saúde do cérebro.

De acordo com a CNN, o estudo ainda não foi revisado por pares, e envolveu cerca de 25 mil pessoas no Reino Unido.

Pesquisadores notaram que o consumo de álcool tinha um efeito na massa cinzenta do cérebro, regiões cerebrais que constituem "partes importantes onde a informação é processada", de acordo com a autora principal Anya Topiwala, pesquisadora clínica sênior de Oxford.

"Quanto mais as pessoas bebiam, menor era o volume de sua massa cinzenta", disse Topiwala. "Embora o álcool tenha demonstrado apenas uma pequena contribuição para isso (0,8%), foi um desempenho maior do que outros fatores de risco 'modificáveis'", continuou, explicando que os fatores de risco modificáveis são "aqueles pelos quais você pode fazer algo, em contraste com o envelhecimento".

Os especialistas ainda apontam que não há um nível "seguro" de bebida, o que significa que consumir qualquer quantidade de álcool era pior que não beber. Eles também não encontraram evidências de que um tipo específico de bebida - como vinho, destilados ou cerveja - afetou os danos ao cérebro.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar