Compartilhe este texto

Adoçante Xilitol pode aumentar risco de AVC, aponta estudo

Por Portal Do Holanda

07/06/2024 11h06 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos, publicaram um estudo nesta quinta-feira (6) associando o adoçante xilitol a um aumento do risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

A pesquisa, divulgada no European Heart Journal, foi realizada em humanos e mostrou que doses elevadas da substância podem estar ligadas a problemas cardiovasculares.

A equipe, a mesma que encontrou uma ligação entre o uso de eritritol e o risco de AVC em fevereiro de 2023, destacou que esses dois adoçantes eram os únicos que ainda não estavam na lista de restrições de consumo da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo considerados os mais saudáveis até então.

No caso do xilitol, a substância é utilizada em vários produtos industrializados, desde doces até pasta de dente, por adicionar sabor adocicado sem aumentar a quantidade de calorias ou alterar a textura do produto.

“O estudo ressalta a necessidade de investigar adoçantes artificiais, principalmente porque continuam a ser recomendados no combate a condições como obesidade ou diabetes sem considerar os riscos”, afirmou o médico Stanley Hazen, líder do estudo, em comunicado à imprensa.

A pesquisa envolveu 3,6 mil pessoas, cujas amostras de sangue foram analisadas utilizando diferentes técnicas, além de passarem por avaliações cardíacas.

Além disso, um estudo em menor escala foi realizado com dez pessoas para avaliar os efeitos do consumo de xilitol na função plaquetária em voluntários saudáveis. Todos os participantes foram acompanhados durante três anos.

Aqueles com níveis mais elevados de xilitol no corpo apresentaram maior chance de morrer por infarto e AVC. Segundo os médicos, o risco ocorre porque a substância pode aumentar a coagulação sanguínea, facilitando episódios de trombose.

No sangue colhido dos voluntários em jejum, os pesquisadores descobriram, através de cromatografia, que o plasma tendia a coagular mais com altos níveis de xilitol. Embora o risco tenha sido evidente em todos os métodos de teste, Hazen destacou que não há risco para o consumo ocasional, apenas se em excesso.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar