Compartilhe este texto

4ª onda? Novo aumento de casos e internações por covid no Brasil acende alerta

Por Portal do Holanda

20/05/2022 10h43 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Ilustrativa/Pixabay

A taxa de transmissão da covid-19 voltou a indicar um crescimento da doença no Brasil. Com isso, especialistas alertam para uma possível quarta onda de casos do coronavírus, menos letal que as outras por conta da vacinação em massa.  

Ainda segundo o UOL, a média móvel de óbitos registrou a primeira alta em duas semanas, mas já voltou a ficar estável. Os novos números podem ser reflexo da flexibilidade do uso de máscara. 

No dia 5 de fevereiro o país atingiu um pico de 2,1 de contaminação, ou seja, 100 pessoas infectavam outras 210, refletindo no aumento de casos. 

Ainda segundo a reportagem, em março o índice de transmissão despencou e voltou a apresentar aumento no dia 9 de maio, conforme levantamento da Info Tracker.

O aumento vem refletindo nas internações no estado de São Paulo. O estado registrou no último mês um aumento de 55% comparado com semanas anteriores. 

Especialistas ouvidos pelo UOL divergem sobre o aumento dos casos. Alguns acreditam que o fator indica uma quarta onda, já outros que o aumento é devido a flexibilização do uso de máscaras e do relaxamento social.

Ambos concordam que independente da motivação a 'nova onda de contaminações' será menos letal por conta da vacinação contra a covid-19.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar