Início São Luís Maranhão lidera alertas de desmatamento no Cerrado com alta de 2,1%
São Luís

Maranhão lidera alertas de desmatamento no Cerrado com alta de 2,1%

O Maranhão concentrou 1.276,92 quilômetros quadrados sob alertas de desmatamento no Cerrado entre agosto de 2025 e julho de 2026, liderando o ranking do bioma e registrando alta de 2,1% em relação ao ciclo anterior, segundo dados do sistema Deter divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 10 de agosto.

O resultado maranhense contrasta com a tendência observada em outros estados do Cerrado nesse ciclo. O Piauí teve queda de 51,2% na área sob alerta, para 568,23 km², enquanto o Tocantins, segundo colocado no ranking, recuou 3,8%, somando 1.189,9 km².

No total, o Cerrado brasileiro registrou 5.119,46 km² sob alertas de desmatamento no período, queda de 7,8% frente ao ciclo anterior, segundo o Inpe. O bioma é monitorado pelo sistema Deter com o mesmo método de imagens de satélite usado na Amazônia.

Minas Gerais teve a maior variação percentual entre os estados do Cerrado, com alta de 72,5% na área sob alerta, para 490,38 km², enquanto a Bahia teve queda de 27%, para 534,94 km².

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!