Compartilhe este texto

Saiba o que é o empreendimento do Porto do Açu

Por Agência O Globo

25/09/2016 7h52 — em
Rio de Janeiro



RIO - Com sua pedra fundamental lançada há dez anos, o Porto do Açu está em operação desde outubro de 2014. Além de terminais portuários, um deles offshore, conta com uma área contígua para a instalação de um distrito industrial e uma retroárea para armazenamento de produtos. Atualmente, segundo a Prumo Logística, que gere o negócio, estão instaladas na área, entre outras, empresas como a NOV, que produz tubos para a indústria de óleo e gás; a Wartsila, de montagem e produção de geradores e motores de navio, e Ferroport, com um terminal dedicado à exportação de minério de ferro. Além disso, afirma o grupo, outros contratos foram assinados com empresas que estão desenvolvendo suas unidades no porto, mas ainda não começaram a operar.

“Com a operação das empresas que atuam no Porto do Açu, cerca de cinco mil pessoas estão atualmente empregadas no Complexo Portuário do Açu, e a arrecadação de ISSQN do município de São João da Barra aumentou cerca de 7.500% nos últimos anos, chegando a mais de R$ 60 milhões por ano, contribuindo para acelerar o desenvolvimento sócio econômico da região Norte Fluminense”, afirma a Prumo Logística.

Para os próximos anos, a empresa prevê a expansão do T-MULT (Terminal Multicargas), de 500 para 1.200 metros de cais. Também está prevista a dragagem do canal de acesso e berços do T-OIL (Terminal de Petróleo) para até 25 metros de profundidade, permitindo a atracação de navios de 320 mil toneladas. É prevista ainda a instalação de um acesso ferroviário até o distrito industrial de São João da Barra, previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal, ligando a região ao Rio e a Vitória, no Espírito Santo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro