Compartilhe este texto

Niterói sedia campeonato de crossfit neste fim de semana

Por Agência O Globo

21/10/2016 3h00 — em
Rio de Janeiro



NITERÓI - Quando o ginasta americano Greg Glassman criou o crossfit, no ano 2000, na Califórnia, pensou em todas as potencialidades para o programa de exercícios que desenvolveu, mas talvez não imaginasse que a atividade alcançaria adeptos nos mais diversos locais do mundo. Em menos de 15 anos, o roteiro de exercícios funcionais de alta intensidade se tornou uma verdadeira febre no Brasil. E em Niterói, mostrou-se um fenômeno entre os esportistas profissionais e amadores. Em menos de dois anos, a cidade ganhou 15 boxes de crossfit, frequentados por cerca de cinco mil niteroienses. O sucesso é tanto que amanhã parte deles estará entre os 500 competidores do Niterói Games, campeonato da modalidade que conta com as categorias iniciante, intermediária e profissional, que acontece até domingo no complexo do Caio Martins, em Icaraí.

Amanhã, a competição começa às 8h com provas de natação, ginástica e levantamento de peso, e vai até as 17h. No domingo, a partir das 8h, os atletas farão exercícios que exploram suas condições cardiorrespiratórias, como remada, pula-corda e corrida. Depois, haverá mais provas com movimentos de ginástica e levantamento de peso até as 16h. Os vencedores da categoria profissional masculina e feminina levarão para casa o prêmio de R$ 2.500, e os atletas de nível intermediário ganharão uma série de brindes dos patrocinadores. O educador físico Guilherme Belém, professor do Crossfit Tróia, que tem boxes no Jardim Icaraí, São Francisco e Itacoatiara, é um dos organizadores do evento. Ele diz que a competição servirá para avaliar o nível de condicionamento dos praticantes de cada categoria.

— O campeonato serve para mostrar que é possível todo mundo fazer o crossfit. Você não precisa ser atleta para praticar. Os exercícios proporcionam uma superação diária dos limites de cada um. No campeonato, além de superar expectativas, o praticante aprende com novos erros e avança ainda mais — afirma Belém.

A chef de cozinha Helena Lima, que pratica o esporte há dois anos, vai disputar o Niterói Games pela categoria intermediária. Ela conta que a vontade de superar os limites dos treinos a levou à competição.

— A superação é uma coisa do ser humano e o crossfit potencializa esse desejo. É muito dinâmico e desafiador — diz Helena.

Professor de Helena no Casarão CrossFit, no Ingá, o educador físico João Paulo Velozzo explica que a modalidade trabalha o corpo de forma completa, melhorando a agilidade, a força, o condicionamento e o equilíbrio.

— Os exercícios são feitos explorando o limite de cada um. O resultado é rápido, e isso deixa o praticante cada vez mais motivado — avalia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro