BRASÍLIA - O ministro , do Supremo Tribunal Federal (), mandou arquivar a apresentada pelo governo do contra o ministro da Justiça, , sobre as declarações dele sobre o crime organizado no estado. Na decisão, Fachin argumenta que o estado "não tem legitimidade para apresentar interpelação".
O ministro declarou que . Na interpelação, o governo do Rio de Janeiro pediu que Torquato fosse intimado a informar os nomes de agentes públicos supostamente ligados ao crime organizado no Rio. Para Fachin , a "lesão à honra de seus agentes, interesse este de cunho personalíssimo" .
Em meio à crise na segurança pública no Rio, o ministro da Justiça, disse acreditar que o governo do Rio não está conseguindo controlar a situação. O ministro declarou ao Blog do Josias, no UOL, que o governador do Rio Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança, Roberto Sá, "não controlam a Polícia Militar". E que comandantes de batalhões da PM "são sócios do crime organizado no Rio".
O ministro afirmou que a atuação das forças federais no estado só teria reflexo para melhoria da segurança no fim de 2018 e que, na gestão de Pezão e de Temer os resultados não serão percebidos pela sociedade. Segundo ele, 'a virada da curva ficará para 2019, com outro presidente e outro governador. Com o atual governo do Rio não será possível'.



