Início Rio de Janeiro Exposição explora o contraste entre a poesia de nomes de locais violentos do Rio e a realidade
Rio de Janeiro

Exposição explora o contraste entre a poesia de nomes de locais violentos do Rio e a realidade

RIO - O Rio de Janeiro tem bairros e comunidades com nomes carregados de poesia que contrastam com a realidade do lugar: Vila Paraíso, Morro dos Prazeres, Chácara do Céu, Parque Alegria, Encantado, Cidade de Deus, Morro da Liberdade... Uma exposição que será inaugurada no próximo sábado no Instituto Moreira Salles (IMS), na Gávea, convida o espectador a conhecer algumas dessas localidades cariocas a partir das fotos de quem vive, trabalha e circula por lá. Batizada de #RioUtópico, a mostra da artista visual Rosângela Rennó reúne cliques de ruas, retratos, lojas, oficinas, valões e outras imagens, num grande mapa em que estes "paraísos" aparecem com destaque.

- Sempre tive vontade de fazer uma exposição que de alguma forma pensasse no mapa do Rio de Janeiro a partir do grande anel viário que fecha o perímetro do Rio e inclui Linha Vermelha, Linha Amarela, Avenida Brasil e agora o BRT. Olhando para o mapa do Rio, fiquei encantada com os nomes de alguns lugares. Nomes muito preciosos, especiais. Tive, então, a ideia de usá-los para ressaltar uma tentativa de utopia dentro da cidade. Tem um lado provocador, irônico, já que muitos não são lugares paradisíacos - diz.

Inicialmente, a mostra trará 250 fotos de 50 lugares com nomes que sugerem algum tipo de utopia urbana, como Campo da Paz, Jardim Paraíso e Morada dos Sonhos. A maioria convive com mazelas como falta de saneamento, transporte precário e violência.

O piso da sala exposição abrigará um grande mapa do Rio. As paredes serão forradas com os nomes e as imagens dos lugares selecionados pela artista, com dados sobre sua origem e seu desenvolvimento.

Rosângela, que é carioca, só conhece três deles: Morros dos Prazeres, em Santa Teresa, Parque União, na Favela da Maré, e Cidade de Deus. Mas ela planeja visitar outros nos próximos meses.

- Fiquei com muita curiosidade de conhecer Santa Cruz, que é o ponto mais longe. Quero ir ao máximo de lugares até março - planeja Rosângela.

Enquanto o evento estiver acontecendo, ela continuará a receber imagens, que podem ir para o mural. A curadoria da exposição é de Thyago Nogueira, coordenador de Fotografia Contemporânea do IMS e editor da revista ZUM, e de Valentina Tong. Até o fim de abril, a artista pretende reunir 1.000 fotografias:

- Vale mandar fotos de bairros, conjuntos habitacionais, becos, desde que os nomes remetam a paraíso. A exposição é um projeto colaborativo.

Quem quiser participar pode enviar imagens por [email protected], Whatsapp (21-98659-0502) ou Instagram (#rioutopico). A participação não é remunerada.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?