Prefeitura reúne mil mães amamentando na Ponta Negra

Por Portal do Holanda

25/11/2014 21h13 — em Amazonas

Em continuidade ao XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e ao III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), a Prefeitura de Manaus reuniu, na tarde desta terça-feira, 25, mais de 1 mil mães - todas amamentando – na Ponta Negra. A intenção do projeto é incentivar o ato para todas as mães que possuem filhos com até dois anos. A idade é considerada o limite para a amamentação. Até os seis meses, é o limite mínimo para que as crianças recebam o leite materno.

Presente ao encontro das mães, o prefeito Artur Virgílio Neto reforçou a importância do leite materno e exaltou todas as campanhas feitas com a participação das três esferas de Governo e lembrou que a Prefeitura de Manaus tem estado presente em todas as atitudes que demonstrem a preocupação com o ato da amamentação. “Hoje, a informação nos ajuda a não esquecer o quanto é importante este ato. Há incentivos de várias partes e não era assim no passado quando nossas mães tinham, apenas, a demonstração de amor. Portanto, que o amor de sempre aliado às informações do presente possam pulverizar de boas atitudes todas nossas mães que estão em processo de amamentação”, ressaltou o prefeito.

A extensa programação do XIII Enam/Enacs teve início na última segunda-feira, 24, na Unip, com a realização de 15 cursos abordando os temas Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.

“Os dois eventos terão continuidade até a próxima sexta-feira, dia 28, reunindo mais de dois mil participantes, profissionais de saúde, palestrantes e acadêmicos de diversos estados brasileiros”, informa o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

Abertura oficial

O Enam/Enacs são dois eventos realizados por iniciativa da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN Brasil), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Este ano, os dois eventos estão abordando o tema “Qualidade de vida: amamentação e alimentação complementar em redes – uma visão a partir da Amazônia”.

A abertura oficial do Enam/Enacs será realizada nesta quarta-feira, 26 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, a partir das 8h, com uma conferência abordando o tema “A política nacional de atenção integral à saúde da criança e o aleitamento materno”, tendo como conferencista Paulo Vicente Bonilha de Almeida, representante do Ministério da Saúde. A programação oficial segue até o dia 28 de novembro com uma série de mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentação dos 36 trabalhos científicos aprovados na categoria de Comunicação Coordenada e dos 313 trabalhos aprovados na categoria Pôster.