Compartilhe este texto

Senadores se mobilizam para manter incentivos à Zona Franca de Manaus

Por Portal Do Holanda

17/05/2022 10h15 — em
Política


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Os senadores representantes do Amazonas continuam se mobilizando contra os decretos do Governo Federal que prejudicam os incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM). Um deles zerou a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o outro acabou com o incentivo a empresas que produzem concentrados para a fabricação de bebidas.

Eduardo Braga (MDB) afirmou que a narrativa de que a derrubada do decreto aumentaria o preço nas outras regiões do país é maldosa. Já Omar Aziz (PSD) lembrou que sem excepcionalidade de cargas tributárias é impossível manter uma indústria na região. Plínio Valério (PSDB) reforçou a importância da ZFM para a proteção da Floresta Amazônica.

O ministro do  Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu parte dos decretos, já que os benefícios tributários para a região estão previstos na Constituição. Mas o Governo reagiu, alegando que os representantes do Amazonas estariam prejudicando os demais estados.

Segundo o Ministério da Economia, a União deixará de arrecadar com as medidas mais de 70 bilhões de reais até 2024, se a ZFM continuar com os incentivos fiscais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política