Compartilhe este texto

Pesquisa Genial/Quaest será divulgada na próxima semana sem Tarcísio como candidato ao Planalto

Por Reuters

05/02/2026 16h10 — em
Política



SÃO PAULO, 5 Fev (Reuters) - Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de outubro será divulgada no dia 11 de fevereiro, desta vez sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato ao Palácio do Planalto, mostrou nesta quinta-feira o registro do levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como parte do registro da pesquisa, o instituto Quaest, contratado pela Genial Investimentos para fazer o levantamento, anexou o questionário que será aplicado pelos entrevistadores às 2.004 pessoas que serão entrevistadas e, neste documento, o nome de Tarcísio não consta como um possível candidato.

O governador tem insistido nas últimas semanas que seu projeto é buscar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, afastando a possibilidade de enfrentar o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela cadeira presidencial.

Tarcísio tornou-se mais vocal em relação à não disputa da Presidência após o ex-presidente Jair Bolsonaro indicar o filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como seu candidato ao Planalto. Desde então, o governador foi pressionado a indicar que não concorreria à Presidência e a apoiar Flávio.

Na semana passada, após visitar Bolsonaro no complexo da Papudinha, onde o ex-presidente está preso cumprindo pena por tentativa de golpe de Estado, Tarcísio voltou a dizer que irá disputar a reeleição em São Paulo, e disse que "sem dúvida" apoiará Flávio ao Planalto.

"Claro, sem dúvida. Como eu tenho afirmado constantemente, não tem dúvida nenhuma com relação a isso", disse ele a jornalistas após visitar Bolsonaro.

A decisão de Bolsonaro de indicar o filho mais velho como candidato gerou turbulências no mercado financeiro, cujos agentes veem em Tarcísio um nome com mais capacidade de atrair o eleitorado de centro e, assim, derrotar Lula, cuja política econômica é alvo de críticas desses agentes.

Pesquisas Genial/Quaest recentes mostraram Flávio bem à frente de Tarcísio nos cenários de primeiro turno em que ambos aparecem como candidatos, embora o desempenho de ambos contra Lula nas simulações de primeiro turno em que apenas um deles aparece como candidato seja semelhante, o que também acontece nos cenários em que um dos dois aparece como adversário de Lula em um segundo turno.

(Por Eduardo Simões)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política