Compartilhe este texto

Município de Goiás deve realizar novas eleições para prefeito em 2021

Por Portal Do Holanda

05/12/2020 14h55 — em
Política


Barroso determinou novas eleições em Bom Jesus de Goiás. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a analisar nessa quinta-feira (3) candidaturas vitoriosas que estão com algum questionamento na Justiça Eleitoral. Dos quatro casos julgados, os ministros entenderam que somente em Bom Jesus de Goiás (GO) deve ocorrer uma nova eleição.

De acordo com O Globo, todos os magistrados concordaram pela inelegibilidade do prefeito eleito Aldair Henrique da Silva (DEM) por condenação em órgão colegiado. Com isso, outra eleição será realizada.

O TSE determinou "a realização de novas eleições a serem designadas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para o ano de 2021, bem como a convocação do presidente da Câmara Municipal da legislatura a se iniciar para exercer o cargo provisoriamente nos termos do voto do relator", disse o presidente do órgão, Luís Roberto Barroso.

A acusação do Ministério Público Eleitoral (MPE) argumentava que Aldair estava inelegível por causa de uma condenação por improbidade administrativa. O registro de candidatura de Aldair já tinha sido negado pelo juiz eleitoral, mas o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) entendeu que o prazo de inelegibilidade determinado pela lei já tinha acabado. Assim, o TRE liberou a candidatura.

Foi essa liberação que estava sendo questionada no TSE. O relator do caso, ministro Edson Fachin, já tinha dado uma decisão liminar que impedia a diplomação de Aldair antes que o processo fosse analisado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política