Compartilhe este texto

MST invade sede do Incra em São Paulo em protesto

Por Folha de São Paulo

30/11/2021 14h05 — em
Política



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O MST (Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu nesta terça-feira (30) o prédio da superintendência de São Paulo do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), localizado no bairro de Santa Cecília, na região central.

Cerca de 200 membros do acampamento Marielle Vive, de Valinhos, no interior de São Paulo, participam do ato e exigem suspensão de ordem de despejo do acampamento e que seja realizado o cadastro das famílias.

Com a mobilização, o MST quer que o Incra faça a intermediação com a Prefeitura de Valinhos e a Justiça local para barrar decisão judicial que autoriza o despejo das 450 famílias que vivem no acampamento no interior de São Paulo.

Os sem-terra não encontraram resistência para realizar a invasão nesta terça.

O movimento também realizará ato contra o despejo do Marielle Vive e em defesa da reforma agrária na Praça da Sé, às 14h.

As manifestações também ocorrem por ocasião dos 57 anos de sanção do Estatuto da Terra no Brasil, que trata da regulamentação da reforma agrária do país.

Dados do Incra enviados ao STF (Supremo Tribunal Federal) no início deste ano apontam que, em 2020, 3,6 mil famílias foram assentadas no país, queda drástica se comparado a 2015, último ano completo dos governos petistas, quando o número chegou a 26,3 mil.

Ainda que em menor escala, a queda considerável de novos assentamentos vem sendo registrada desde Dilma Rousseff (PT).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política