Neste domingo (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita. Durante a conversa, acertaram que uma delegação de empresários e autoridades sauditas em breve visitará o Brasil para explorar os projetos do Novo PAC disponíveis para investimentos estrangeiros. Os detalhes serão tratados pelos ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.
O Novo PAC, lançado em agosto, planeja investimentos de 1,7 trilhão de reais em infraestrutura em todo o Brasil, incluindo oportunidades para investidores estrangeiros. A Arábia Saudita expressou interesse em expandir seus investimentos no Brasil, particularmente nos setores de petróleo, gás e energias renováveis, enquanto também reavivam acordos comerciais.
Esse encontro ocorreu após a 18ª Cúpula do G20, na Índia, e Lula saudou a Arábia Saudita como o mais novo membro do BRICS. As relações comerciais entre o Brasil e a Arábia Saudita têm crescido, atingindo US$ 8,2 bilhões em 2022.
No entanto, é importante observar que a família Bin Salman já havia presenteado o ex-presidente Jair Bolsonaro com joias valiosas, um gesto que levanta levou a investigação da Polícia Federal devido a irregularidades na entrada dos objetos ao país.

