Lula diz que fascistas realizam barbárie em Brasília estimulados por discursos de Bolsonaro
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) realizou pronunciamento neste domingo (8) sobre os atos de terrorismo realizada por golpistas bolsonaristas em Brasília. Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal e condenou os atos, chamando de barbárie, realizados por fascistas estimulados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pronunciamento ocorreu diretamente de Araraquara, no interior de São Paulo, enquanto o presidente prestou solidariedade às famílias vítimas de chuvas que destruíram parte da cidade.
Confira abaixo trechos do pronunciamento de Lula
“Vocês devem ter acompanhado a barbárie em Brasília hoje. Aquelas pessoas que chamamos de fascistas, o que há de mais abominável na política, invadiram a sede do palácio e o Congresso. Achamos que houve falta de segurança.”
“Quem fez isso será encontrado e punido. A democracia garante o direito de livre expressão, mas também exige que as pessoas respeitem as instituições. Não tem precedente na história do país o que fizeram hoje. Por isso devem ser punidos.”
“E vamos descobrir quem são os financiadores de quem foi a Brasília hoje, e todos eles pagarão com a força da lei.”
“Vim a Araraquara hoje para prestar solidariedade para às famílias atingidas com as chuvas e saber quanto será necessário para a reposição do que foi destruído na cidade. Estava aqui quando começamos a acompanhar pela televisão a caminhada dos vândalos.”
“Quem tem que fazer a segurança do DF é a polícia do DF, que não fez. Por incompetência e má fé das pessoas que cuidam da segurança do DF.”
“Aproveitaram o silêncio do domingo, quando ainda estamos montando o governo, para fazer o que fizeram. E vocês sabem que existem vários discursos do ex-presidente estimulando isso. E isso também é responsabilidade dele e dos partidos que sustentaram ele.”
Lula se pronuncia sobre atos antidemocráticos https://t.co/c2Wnk9X39F
— Lula (@LulaOficial) January 8, 2023
Veja também
ASSUNTOS: Política