Compartilhe este texto

Indicado por David Uip no Butantan é afastado e expõe disputa por espaço

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

25/06/2022 14h35 — em
Política


David Uip - Foto: Divulgação Governo de São Paulo

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, substituiu, na quinta-feira (23), o superintendente da Fundação Butantan, que havia chegado ao posto por indicação do secretário David Uip num movimento que expõe a disputa por espaço na instituição responsável pela vacinação em São Paulo.

O infectologista David Uip foi nomeado, em maio, secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, nova pasta criada pelo governo Rodrigo Garcia (PSDB) e que engloba o Instituto Butantan.

Covas retirou do posto Reinaldo Noboru Sato, que havia sido indicado por Uip em 2017, quando o infectologista era secretário estadual da Saúde. O novo superintendente é Gilberto de Pádua, nome de confiança de Covas e que vem da sua região de Ribeirão Preto.

A fundação é um braço operacional do instituto e foi responsável pelo acordo de aquisição da Coronavac. A troca foi lida entre integrantes do governo paulista como uma demonstração de força de Covas em resposta à nomeação de Uip.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política