Compartilhe este texto

Grilagem no Brasil acontece por meio de fraudes e corrupção, diz pesquisa

Por Folha de São Paulo

02/12/2021 14h36 — em
Política



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Pesquisa da filial brasileira da Transparência Internacional aponta para as fraudes e corrupção como meios utilizados para a grilagem de terra no Brasil. A entidade analisou 11 investigações do Ministério Público Federal em 8 estados e identificou 21 fatores que viabilizam a prática.

Entre eles estão o suborno de funcionários de órgãos fundiários e ambientais, conluio com advogados, registradores e corretores de imóveis, constituição de milícias privadas para ameaçar e expulsar posseiros e fraudes em registros de processos de regularização.

A pesquisa sugere propostas para enfrentar o problema e cita a necessidade de mais transparência e boa governança no setor fundiário e reforçar os controles e as ações de fiscalização contra a grilagem

"O combate à grilagem é fundamental para conter o desmatamento, a violência rural e evitar prejuízos à economia. A pesquisa demonstra que significa também promover a integridade das instituições e evitar a ocorrência de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro", diz Renato Morgado, gerente de meio ambiente e clima da Transparência Internacional no Brasil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política