Compartilhe este texto

Fortunati diz que Marchezan usa fake news para esconder incompetência

Por Folha de São Paulo

20/10/2020 20h04 — em
Política



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati (PTB), novamente candidato, disse que o atual mandatário da capital gaúcha, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), "gosta de fake news".

A declaração de Fortunati foi dada durante sabatina da Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, transmitida nesta terça-feira (20), após ser questionado sobre as críticas de Marchezan, candidato à reeleição, de que o ex-prefeito "deixou a cidade quebrada".

"O prefeito tentou criar a ideia de que ele teria encontrado uma cidade quebrada, para tentar não mostrar sua incompetência", disse Fortunati, que governou Porto Alegre de 2010 a 2016.

Marchezan também já fez acusações de corrupção na gestão de Fortunati, que disse estar "muito tranquilo" sobre o assunto. "Não fui indiciado em nenhum caso de corrupção", disse o ex-prefeito ao colunista do UOL Leonardo Sakamoto e à jornalista da Folha de S.Paulo Paula Sperb.

"Existiram casos de corrupção, como existem atualmente. O prefeito tenta desconhecer e fica impressionado, como se nada o atingisse", afirmou Fortunati.

O petebista citou, inclusive, a batalha judicial que irá definir se Marchezan passará por um processo de impeachment, autorizado pela Câmara Municipal de Porto Alegre em agosto. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu, em setembro, suspender o processo.

Na última pesquisa Ibope, o ex-prefeito apareceu com 14% das intenções de voto, atrás de Manuela D'Ávila (PC do B), que tem 24%. Marchezan tem 9%.

ALIANÇAS

O ex-prefeito se apresentou como um "porto alegrista" e afirmou que estaria "fugindo dos extremos". Questionado sobre a aliança entre o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Fortunati disse ter "a maior tranquilidade" em relação a possíveis interferências.

"Uma coisa é o presidente do partido pensar de uma forma, em relação à conjuntura. [Mas] isso não impõe qualquer obrigatoriedade a seus filiados."

"O que importa nessa gestão municipal é a relação onde o prefeito faça valer seu papel de gestor da cidade, vá buscar parcerias com o governo do estado e governo federal, buscando recursos e políticas públicas."

EDUCAÇÃO

No plano de governo, Fortunati promete estender o horário de creches municipais para atender mães que trabalham em horários alternativos.

O candidato disse que pretende utilizar recursos do Fundeb (fundo que financia a educação básica) para cumprir a promessa.

Sobre a volta às aulas, o ex-prefeito defende a retomada nas escolas públicas, desde que os protocolos de saúde sejam implantados, o que ele disse não estar acontecendo.

"Os protocolos de saúde existem virtualmente, mas não existem na prática", afirmou. Segundo ele, a realidade é que não existem condições para que as escolas possam operar.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política