Felipe Santa Cruz fala em reorganizar a polícia do RJ e só exclui voto em Bolsonaro
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro, o advogado Felipe Santa Cruz (PSD) defende uma grande reorganização da polícia e do sistema de Justiça para enfrentar o problema da segurança no estado.
Com 3% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada em abril, Santa Cruz diz que ainda acredita em uma aliança com o PDT, que tem Rodrigo Neves como pré-candidato.
No campo nacional, acha difícil o firmamento de uma terceira via entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Santa Cruz não quis manifestar apoio a nenhum candidato à Presidência, mas marcou rejeição a Bolsonaro e disse que a política nacional do partido está em boas mãos com a liderança de Gilberto Kassab.
"O Brasil vai fazer uma escolha entre a democracia ou mais quatro anos de erosão da sua vida institucional", disse.
Santa Cruz foi o primeiro pré-candidato entrevistado em sabatina realizada por Folha e UOL, na manhã desta segunda-feira (16).
Apesar de não ter verbalizado sua preferência, quando questionado sobre Lula e Ciro Gomes (PDT), o advogado respondeu que se sentiria confortável com ambos em seu palanque. Afirmou que tem um profundo respeito por Lula, que em seu governo marcou um compromisso com os mais pobres, e que Ciro é muito preparado e conhece o Brasil.
A entrevista com o pré-candidato foi conduzida pelos colunistas do UOL Kennedy Alencar e Chico Alves e pelo repórter da Folha Italo Nogueira.
Marcelo Freixo (PSB) com 22% e Cláudio Castro (PL) com 18% no cenário mais provável até aqui para a disputa eleitoral em outubro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que os coloca em situação de empate técnico.
Os demais candidatos neste cenário estão quase todos em empate técnico: Rodrigo Neves com 7%, Eduardo Serra (PCB) com 5%, Cyro Garcia (PSTU) com 4%, Felipe Santa Cruz com 3% e o deputado federal Paulo Ganime (Novo) com 2%.
RAIO-X
Felipe Santa Cruz, 50
Nasceu em abril de 1972, no Rio de Janeiro. Advogado, foi presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional entre 2019 e 2022. Também ocupou, por dois triênios, a presidência da OAB no Rio de Janeiro (2013-2018). Filiou-se em março de 2022 ao PSD, partido do prefeito Eduardo Paes, seu aliado.
CONFIRA AS DATAS DAS SABATINAS E DOS DEBATES
Sabatinas presidenciais
2º turno - de 10 a 14/10
Debates presidenciais
2º turno - 13/10, às 10h
Debate com candidatos à Vice-Presidência
1º turno - 29/9, às 10h
Debate com candidatos ao Senado
1º turno - 27/9, às 10h
Sabatinas com pré-candidatos ao Governo de SP
2º turno - de 17 a 21/10
Sabatinas confirmadas no RJ
Rodrigo Neves (PDT) 18/5 - 10h Anthony Garotinho (União Brasil) - 18/5 - 16h Marcelo Freixo (PSB) - 20/5 - 10h Cláudio Castro (PL) - 20/5 - 16h
Demais sabatinas
Semana de 23/5 - BA Semana de 30/5 - PR Semana de 06/6 - RS Semana de 13/6 - PE Semana de 20/6 - CE
Debates com candidatos ao Governo de SP
1º turno - 19/9, às 10h 2º turno - 20/10, às 10h

ASSUNTOS: Política