Compartilhe este texto

Ex-aliados podem se enfrentar na eleição em São José dos Campos (SP)

Por Folha de São Paulo

28/05/2024 13h13 — em
Política



RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - A eleição à Prefeitura de São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba, poderá ter entre os nomes na disputa candidatos que já foram aliados na administração do município e hoje estão em lados opostos.

O município, de 697 mil habitantes, segundo o IBGE, tem, a dois meses do período permitido para o início da realização de convenções partidárias, ao menos seis pré-candidatos a prefeito anunciados pelos partidos ou pelos próprios políticos.

O atual prefeito, Anderson Farias (PSD), deve ir para a disputa à reeleição tendo como oponente o ex-deputado federal Eduardo Cury (PL), seu antigo aliado.

Cury foi prefeito de São José dos Campos em duas gestões, entre 2005 e 2012, e migrou para o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em abril depois de permanecer filiado por mais de 30 anos ao PSDB, legenda pela qual foi deputado federal também por dois mandatos (2015-2023).

No último dia 7 de abril, ele disse que a decisão começou a ser tomada há um ano, quando recebeu convite, e que os partidos realmente oposicionistas ao governo do presidente Lula (PT) são PL, Novo e PSDB, sendo que os deputados dos dois últimos enfrentam dificuldades para fazerem um bom trabalho por terem poucos parlamentares eleitos.

Já Farias foi vice-prefeito até o titular, Felício Ramuth (PSD), deixar o cargo para ser vice-governador na chapa com Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2022. Com isso, assumiu a prefeitura e vai para as urnas enfrentar Cury e pelo menos outros quatro oponentes –caso todas as pré-candidaturas sejam homologadas nas convenções partidárias.

Antes de ser eleito vice há quatro anos, Farias foi chefe de gabinete de Cury na Câmara dos Deputados e secretário (Administração e Transportes) quando o ex-tucano governou a prefeitura.

Outro nome que projeta ir para as urnas é o do médico gastroenterologista Elton de Carvalho Júnior (União Brasil), atual deputado estadual, eleito com 46 mil votos em 2022, depois de ter sido vereador por duas legislaturas.

O ex-vereador por quatro mandatos Wagner Balieiro (PT) lançou sua pré-candidatura à prefeitura no último sábado (18), vinculando sua campanha ao nome do presidente Lula e com a presença de dirigentes de outros partidos ligados ao petismo –PSOL, que indicou a pré-candidata a vice, Marina Sassi, PC do B, PV e Rede.

Com a candidatura de Balieiro, que tenta o cargo pela segunda vez, e o apoio de partidos do campo progressista, o PT busca retomar a prefeitura, que já governou com Angela Guadagnin (1993-1996) e Carlinhos Almeida (2013 a 2016).

Wilson Cabral (PDT), professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), é especialista em sustentabilidade e mudanças climáticas e tem se reunido nas últimas semanas com pré-candidatos a vereador pelo partido para debater os problemas da cidade.

Já o advogado Toninho Ferreira (PSTU) é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e pode concorrer pela terceira vez à Prefeitura de São José. Também disputou o governo do estado em 2018, quando criticou PT e PSOL.

*

PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

- Anderson Farias (PSD)

- Dr. Elton (União Brasil)

- Eduardo Cury (PL)

- Toninho Ferreira (PSTU)

- Wagner Balieiro (PT)

- Wilson Cabral (PDT)

CALENDÁRIO ELEITORAL

- 25.jul a 05.ago: convenções

- 15.ago: prazo para o registro de candidaturas

- 30.ago a 03.out: propaganda eleitoral no rádio e na TV

- 06.out: primeiro turno

- 27.out: segundo turno


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política