Compartilhe este texto

Decreto de Bolsonaro mata Zona Franca de Manaus, diz Marcelo Ramos

Por Portal Do Holanda

21/04/2022 9h16 — em
Política


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O deputado federal Marcelo Ramos (PSD) afirmou que decreto de Bolsonaro reduziu em até 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) tem matado a Zona Franca de Manaus (ZFM). A fala do parlamentar é baseada na análise do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) onde mostra que a medida não refletiu na diminuição dos preços dos carros e eletrodomésticos. 

“Com essa quebra de acordo pelo governo federal de excluir os itens produzidos na Zona Franca de Manaus do decreto, não nos restou alternativa senão recorrer à Justiça. É uma luta que deve unir a todos: pelo direito dos amazonenses de sustentar suas famílias com o suor do seu trabalho. Não fui eleito para bajular governos, mas sim para defender os interesses do meu estado e dessa missão não me desviarei,” diz o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM). 

No dia seguinte à publicação que tornou permanente o decreto do IPI, Ramos protocolou no Ministério Público Eleitoral representação contra o presidente por prática de conduta vedada ao conceder benefício em ano eleitoral sem contrapartida. 

“Na calada da noite, em pleno feriado, o governo, numa canetada, ignorando os interesses do Amazonas, fere de morte os 500 mil empregos diretos e indiretos da ZFM e reduz drasticamente a receita do estado e dos municípios, que tem no ICMS 90% da sua arrecadação, com o que que paga o custeio dos hospitais e escolas, servidores, e leva o asfalto e dignidade aos que mais precisam da assistência social”, afirmou Ramos.

Relembre o caso

No dia 25 de fevereiro o governo federal publicou um decreto que reduziu em 25% o IPI com o argumento de que buscava baixar os preços dos carros e eletrodomésticos. Mesmo após reunir e se comprometer com autoridades do Amazonas de que publicaria nova medida protegendo apenas do itens produzidos na Zona Franca de Manaus, o governo primeiro prorrogou o decreto e, na última quinta-feira 14, o tornou permanente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política