Compartilhe este texto

CPI do BNDES deixa ex-ministro Palocci de fora e convoca Eike Batista

Por Portal Do Holanda

06/11/2015 10h58 — em
Política



Comissão presidida pelo deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) solicita documentos do TCU, da CGU e de empresas com contratos suspeitos com o BNDES

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades em contratos do BNDES terá acesso, nos próximos dias, a informações e documentos da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e de empresas sob investigação.

Na audiência desta quinta-feira (5), sob comando do presidente da Comissão, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), os parlamentares aprovaram também o convite ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, e do presidente e do diretor financeiro da OI Telecomunicações.

Ao todo, foram 15 requerimentos aprovados, como a solicitação de cópias de contratos e demais informações e financiamentos do BNDES com a Usina São Fernando Açúcar e Álcool, do empresário e pecuarista José Carlos Bumlai.

Os parlamentares, no entanto, não chegaram a um acordo sobre a convocação do empresário. A discussão foi interrompida pela ordem do dia, que havia sido iniciada no plenário da Câmara dos Deputados. Outras convocações requeridas, como a do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, e do procurador do Ministério Público junto ao TCU, Marinus Marsico, não foram aprovadas devido à mobilização da base governista.

“A reunião foi claramente um rolo compressor, pois o governo mobilizou sua bancada”, ressaltou o deputado Marcos Rotta. “Nos causou surpresa essa postura, sobretudo na questão do ministro do TCU, que poderia vir prestar esclarecimentos”, acrescentou.

Na avaliação do presidente da CPI, a postura da base foi um “fato isolado”. Para o deputado, a investigação precisa continuar avançando.

Ao final da reunião, ficou decidida a convocação do empresário Eike Batista para o dia 17 de novembro, pela manhã, por sugestão do presidente da Comissão. No mesmo dia, à tarde, Batista será ouvido pela CPI dos Fundos de Pensão.

Veja também


  • Siga-nos no
    O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

    ASSUNTOS: Política

    + Política