Compartilhe este texto

Comissão da Câmara vai ouvir ministra da Saúde sobre compra de imunoglobulina sem licitação

Por Portal Do Holanda

24/11/2023 13h34 — em
Política


Foto: Julia Prado/Câmara dos Deputados

A Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados ouve na terça-feira (28) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre suspeitas de fraude em contrato para fornecimento de quase 300 mil frascos de imunoglobulina. A reunião será realizada no plenário 9, a partir das 13h30.

O debate foi proposto por sete deputados: Kim Kataguiri (União-SP), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ).

Eles querem que a ministra esclareça o contrato firmado pelo governo com as empresas Nanjing Pharmacare e Auramedi. Os deputados citam uma reportagem do site Metrópoles, segundo a qual, uma microempresa com apenas um funcionário e capital de R$ 1,3 milhão conseguiu, sem licitação, um contrato de R$ 285,8 milhões.

O contrato é para fornecer 293,5 mil frascos de imunoglobulina humana, um medicamento hemoderivado. A Auramedi representa a chinesa Nanjing Pharmacare.

Ainda segundo a reportagem, a Nanjing também é representada no Brasil pela Panamerican Medical Supply, que tem como um dos sócios Marcelo Pupkin Pitta, empresário que foi preso na Operação Vampiro, em 2004 e 2007.

Vacina contra Covid

Nísia também terá que explicar aos parlamentares a inclusão da vacina contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacina passa a ser obrigatória para crianças de 6 meses a 5 anos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política