Compartilhe este texto

Cármen Lúcia decide que governo forneça dados sobre Fernando Holiday em 'dossiê antifascista'

Por Folha de São Paulo

24/05/2022 16h37 — em
Política



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia decidiu que o Ministério da Justiça deve fornecer ao vereador de São Paulo Fernando Holiday (Novo) as informações sobre ele que estão no relatório produzido pelo governo sobre a atuação de grupos identificados como antifascistas.

A defesa de Holiday ingressou com um habeas data —instrumento jurídico que tem como objetivo assegurar a um cidadão acesso a dados e informações pessoais sob a guarda do Estado.

Ele foi usado, por exemplo, por perseguidos políticos pela ditadura militar (1964-1985) a fim de obter, após a redemocratização, as informações produzidas sobre eles durante o regime.

O caso dos dossiês contra antifascistas foi revelado pelo UOL em 2020. A pasta, então chefiada pelo hoje ministro do STF André Mendonça, deflagrou uma ação sigilosa para monitorar um grupo de 579 servidores federais e estaduais da área de segurança identificados como participantes de um "movimento antifascista".

A produção de um dossiê com nomes, endereços em redes sociais e, em alguns casos, fotografias coube à Secretaria de Operações Integradas (Seopi), uma das cinco secretarias subordinadas ao então ministro André Mendonça.

Em sua decisão, Cármen Lúcia afirma que a "gravidade do quadro descrito nos autos e a sensibilidade da matéria estão evidenciados" garantem a Holiday o direito à informação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política