Assembleia do Rio de Janeiro inicia votação do impeachment de Witzel

Por Portal do Holanda

23/09/2020 16h11 — em Política

Witzel não irá até o plenário da Alerj - Foto: Divulgação

A Assembleia Estadual do Rio de Janeiro (Alerj) começou, na tarde desta quarta-feira (23), a votação do parecer da Comissão Especial que aprovou a continuidade do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). A sessão pode durar até 26 horas, dependendo do pronunciamento dos parlamentares. 

Pelo menos 29 deputados se inscreveram para se pronunciar, de acordo com a TV Globo, com cada um tendo até uma hora para falar. O governador Wilson Witzel também terá tempo para se defender das denúncias apresentadas. Ele decidiu não ir até o plenário da Alerj e vai falar por videoconferência. 

Caso dois terços dos parlamentares da Alerj - o equivalente a 47 deputados - votem favoráveis ao impeachment, a denúncia será encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ), que formará um tribunal misto de julgamento - composto por cinco deputados e cinco desembargadores - e definirá os ritos finais do processo com base na Lei Federal 1.079/50. Witzel será afastado por 180 dias após a denúncia ser recebida pelo tribunal misto de julgamento.