Compartilhe este texto

Vereadores pedem prorrogação do contrato de 583 professores temporários

Por Portal Do Holanda

05/06/2014 16h19 — em



Membros da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, presidida pela vereadora professora Therezinha Ruiz, entregaram uma indicação ao secretário Municipal de Educação, Humberto Michiles, solicitando a prorrogação do contrato de 583 professores do processo seletivo de 2011, até o termino do ano letivo, em dezembro.

Os professores ingressaram por meio do Processo Seletivo Simplificado de 2011, em Regime de Direito Administrativo – RDA, e terão seus contratos finalizados no final deste mês.  De acordo com Therezinha Ruiz, a medida visa garantir assim a qualidade de ensino às crianças da rede municipal.

No documento, subscrito também pelos vereadores Professora Jacqueline, Professor Samuel e Professor Bibiano, os parlamentares argumentam que mesmo com a convocação e nomeação dos professores aprovados no último concurso público, a quantidade de servidores não supriu a necessidade da rede municipal de ensino. 

Therezinha Ruiz destaca que além da falta de professores, pesa ainda o fator psicológico, uma vez que muitos destes profissionais atuam na Educação Infantil e os alunos poderiam enfrentar dificuldades de adaptação a novos professores, no meio do ano letivo. “Ontem, em conversa com o Procurador-Geral do Município, Marcos Cavalcante, tive a informação de que temos 90% de possibilidade de prorrogação desses contratos porque o prefeito Artur Neto está dando atenção especial ao caso”, disse Therezinha.

Como sugestão, a parlamentar sugeriu que a Prefeitura firme um Termo um Ajustamento de Conduta entre o Poder Público Municipal e o Tribunal de Contas do Estado, com a anuência-interveniência do Ministério Público do Estado do Amazonas, no intuito de que os professores temporários permaneçam  durante esse ano letivo, até para o cumprimento da legislação eleitoral, evitando o desgaste do sistema educacional básico.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+