Sessão Especial homenageia o Dia do Mestiço e do Caboclo

Por

06/06/2014 15h55 — em

A Assembleia Legislativa do Amazonas homenageou em Sessão Especial alusiva ao Dia do Mestiço e do Caboclo, por iniciativa da deputada estadual Conceição Sampaio e o Movimento Nação Mestiça, nesta sexta-feira no plenário Ruy Araújo. A deputada destacou o dia 27 de junho, Dia do Mestiço, como motivador para a realização do evento. “Ações como esta são importantes para tornar o Brasil um país mais inclusivo, valorizando a miscigenação”, afirmou, lembrando que muitas pessoas já perderam a vida por conta de atos discriminatórios.

Para a presidente do Movimento Nação Mestiça, Helderli Fideliz Castro De Sá, o apoio do Legislativo na valorização de políticas públicas é de suma importância. “O povo mestiço aguarda ansiosamente por fazer parte e ter espaço na sociedade”, afirmou.

O representante do Fórum Nacional do Mestiço, Leão Alves, reprovou a demarcação de terras. “O mestiço do Pará poderia muito bem viver na região de São Gabriel da Cachoeira, assim como o de São Gabriel da Cachoeira poderia muito bem morar em Uruguaiana-RS, pois brasileiro é brasileiro. Esta prática de criar territórios e dividir brasileiros, desconstrói, cria dissensões e atritos”, opinou.Também participaram da sessão representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social, Secretaria de Estado de Educação, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do movimento Núcleo Mestiço de Autazes.

+