Prefeito faz balanço de 180 dias e reforça metas de 2014

Por

01/07/2014 15h56 — em

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, fez um balanço das ações realizadas nos seis primeiros meses deste ano, destacando obras em infraestrutura, saúde e educação. Durante entrevista a uma emissora de rádio local, concedida nesta terça-feira, 1º de julho, o prefeito também destacou as metas que a prefeitura pretende atingir até o final de 2014, entre elas a ampliação e abertura de novas vias, com o pacote de verão.

“Serão aproximadamente R$ 48 milhões investidos no nosso pacote de verão, que contempla, principalmente, melhorias no sistema viário e transporte coletivo. Nesse projeto, vale destacar o alargamento das avenidas Umberto Calderaro e Cosme Ferreira, assim como as melhorias dos ramais do perímetro urbano e o recapeamento de 23 bairros das zonas Norte e Leste, graças ao convênio firmado com o governo do Estado. Muitas obras serão entregues até o final deste ano e outras no começo de 2015”, destacou Artur Neto. De acordo com o cronograma, até setembro deste ano, 2 mil ruas serão atendidas.

Entre as obras entregues no primeiro semestre de 2014, o prefeito citou a reforma do Terminal da Cidade Nova – T3; as oito plataformas do Bus Rapid System (BRS) inauguradas na Autaz Mirim; a entregua da ponte Engenheiro Lopes Braga; o recapeamento do chamado Quadrilátero da Copa, que corresponde a 62,5 quilômetros de vias; além da requalificação dos parques do Mindu e Bilhares, bem como das praças Raimundo Parente, na avenida André Araújo, e Mário Verçosa, conhecida como praça do Dom Pedro.

“Até dezembro temos muitos frutos a colher, o investimento em ações que possam mudar a cara da cidade e melhorar a qualidade de vida do povo de Manaus têm sido uma preocupação constante na nossa administração. O inverno nos impossibilita de tocar os trabalhos com mais celeridade, mas avançamos muito. A Copa passou e as melhorias ficaram. A cidade está, de fato, mais bonita, o que encantou não só a mais de 250 mil turistas que passaram por aqui mas, também, encheu de orgulho os manauaras”, afirmou o prefeito.

Dentro do cronograma de inaugurações, já estão prontas para serem entregues as obras de reforma do Terminal do Jorge Teixeira – T4; mais oito plataformas do BRS entre as avenidas Camapuã e Cosme Ferreira; e a Mini Vila Olímpica do Coroado. Ao longo do mês de julho, estão previstas para serem entregues outras 13 plataformas do BRS nas avenidas Noel Nutels e Max Teixeira; a praça Coronel Teixeira/CIGS; e a Galeria Espírito Santo.

Em agosto, o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) conclui mais 116 unidades habitacionais. Em setembro, a previsão é que o local também ganhe um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), uma Creche e um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A Galeria dos Remédios e a ponte definitiva que liga a Ponta Negra ao Alphavile são outras obras que devem ser entregues em setembro. O Complexo Viário 28 de Março, deverá ser inaugurado em outubro, mês do aniversário da cidade.

 

Saúde

Na área da saúde, a prefeitura quase dobrou a cobertura da Atenção Primária do início de 2013 até agora, com o horário ampliado em 10 unidades e a ampliação da rede. Foram quatro novas Unidades Básicas de Saúde entregues neste primeiro semestre, além do Centro especializado de Oncologia (CEO) Rubim Sá, sem falar nos 486 profissionais de saúde, aprovados no concurso de 2012, que foram convocados e nos 85 médicos inseridos no quadro municipal pelos programas Mais Médicos. Vale lembrar que, durante o mês de maio, 10 mil servidores municipais da saúde foram beneficiados com o ajuste salarial de 7%.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também implantou três novas equipes de Saúde Ribeirinha, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, em 41 unidades, além do teste rápido de Tuberculose, que oferece resultado em até duas horas.

“Tivemos a ampliação do nosso Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com a criação do Samu Metropolitano, que foi outra ação conjunta com o Governo do Estado, beneficiando mais de 300 mil pessoas da Região Metropolitana. E vamos fazer mais com a construção de 12 novas UBSs até o final deste ano, um novo Centro de Especialidades Odontológicas no Distrito Leste, quatro novos Postos de Coleta de Exames Laboratoriais nas áreas urbana e rural, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na zona Norte e com a ampliação do Mais Médicos para 97 profissionais”, garantiu o prefeito Artur Virgílio Neto.

Educação

Na educação, o prefeito destacou a criação de quatro novas creches, totalizando 12 já entregues, que beneficiam mais de duas mil crianças de 1 a 3 anos de idade. Oito novas creches estão em construção, 14 em licitação e mais 20 na ata de adesão do governo federal.

Ainda segundo o prefeito, cinco escolas também foram entregues e quatro foram reformadas. Atualmente, 21 escolas estão em licitação para beneficiar alunos da zona Rural e outras duas unidades indígenas estão em construção.

“Também reajustamos em 10% o ganho salarial de todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de outros benefícios. Tivemos a realização do 1º Balaio Cultural, em parceria com o governo estadual, valorizando e oferecendo lazer e cultura aos professores, no período de recesso”, pontuou Artur.

Os números surpreendem positivamente, a exemplo das bibliotecas escolares que foram ampliadas para 220, totalizando um acervo de 600 mil livros; ampliação de 44 mil para 71 mil alunos beneficiados com o Sistema de Ensino Aprende Brasil; e mais de 1,5 mil já alunos fazem parte do  projeto English For Kids.

Fotos: Karla Vieira/Semcom

+