Siga o Portal do Holanda

Plano de resíduos sólidos é debatido na câmara municipal

Publicado

em

A atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos foi debatida na segunda-feira (9), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O encontro foi presidido pelo líder do governo, vereador Elias Emanuel (PSDB) e contou com a presença do secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias e representantes dos movimentos de catadores de Manaus, do Ministério Público, vereadores da casa e demais lideranças voltadas para o assunto.

O plano tem vigência de 20 anos e passa por alterações a cada quatro para se adaptar à realidade do município. A audiência foi o primeiro encontro que discutiu 19 tópicos como metas de redução de resíduos, diagnóstico da situação, definição de responsabilidades, entre outros. Para o secretário de Limpeza Urbana da capital, Paulo Farias, esse foi o momento de avançar nas discussões. “Essa audiência é o marco zero na discussão, onde poderemos avançar em questões primárias como o aumento da participação da ação de coleta seletiva”.
Um ponto debatido foi a situação dos catadores. De janeiro a agosto desde ano, mais de 637 mil toneladas de lixo foram coletadas e os movimentos de catadores são os principais parceiros dessa ação. Hoje os catadores possuem sete galpões entregues pela Prefeitura de Manaus e são divididos em dois grupos, o Movimento Nacional e a Rede Cata Amazônia. Para o presidente da Rede em Manaus, Raul Lima, o que falta é a implementação do plano de coleta seletiva.

+

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.