Compartilhe este texto

Desde domingo, Bar Jangadeiro é patrimônio cultural do Amazonas

Por Portal Do Holanda

21/09/2015 13h06 — em



No domingo (20) houve o descerramento da placa que tornou o Bar Jangadeiro patrimônio cultural imaterial do Amazonas. A ação faz parte de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB), sancionado pelo Governo do Amazonas.

O Jangadeiro tem mais de seis décadas de existência e é conhecido como recanto dos boêmios e amantes do samba de raiz. Para o parlamentar, o tombamento mantém viva  a relevância cultural e histórica do espaço. “A partir de ações como esta, a cidade de Manaus ganha a afirmação dos espaços que construíram a sua história. No Jangadeiro, os trabalhistas do tempo de Gilberto Mestrinho e Plínio Coelho se reuniam perto do cais do Porto para resolverem muitas situações da política local e do Amazonas”, relata o deputado. O estabelecimento é comandado pela empresária Maria de Fátima Bernardo. O Bar foi fundado por Álvaro Neves em 1948, mas de acordo com a proprietária, os elementos que conquistaram os primeiros fregueses ainda são colocados em prática até hoje. “Acolher o público todos os dias é prazeroso. Sempre tratamos os nossos clientes como amigos, recebemos com carinho e oferecemos o que público deseja: petisco saboroso, cerveja gelada e música de qualidade. Agora com o título de patrimônio do Estado espero que Bar continue próspero”, afirma a empresária.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+